Aplicativo: Recursos Humanos

Através da integração de Recursos Humanos, é possível aprimorar a eficiência e a organização do negócio, gerenciando desde o recrutamento até o desligamento do colaborador. A solução visa otimizar os processos, facilitando o gerenciamento de setores, profissionais, cargos, times e divulgação de vagas diretamente pelo ERP.

 

Recursos Disponíveis na Integração

 

Cargos
(Menu lateral, em Cadastros>opções auxiliares>Cargos)

Nesse local, é possível adicionar o nome do cargo (obrigatório), junto do setor vinculado ao cargo, o CBO (classificação brasileira de ocupações), as funções, os requisitos e responsabilidades.

 

Setores
(Menu lateral, em Cadastros>opções auxiliares>Setores) 

Nessa etapa, é possível cadastrar, além do setor, o responsável pelo setor, e os integrantes do setor. Além disso, é possível cadastrar "Times" (Suporte N1 e N2, CRC e CX, etc.).

Times
(Menu lateral, em Cadastros>opções auxiliares>Times)

 

Jornadas de Trabalho
(Menu lateral, em Cadastros>Opções auxiliares>Jornadas de trabalho)

Nesse menu, são cadastradas as jornadas de trabalho, que serão posteriormente vinculadas ao cadastro de profissionais. As seguintes informações podem ser cadastradas:

  • Nome (obrigatório): Onde será atribuído o nome para a jornada;
  • Tipo (obrigatório): Onde será selecionado o tipo da jornada (fixa, variável, 12/36, etc.);
  • Regime (obrigatório): Nesse campo, será possível atribuir qual o regime utilizado na jornada;
  • Descanso (obrigatório): Nesse campo, será informado o tempo de descanso da jornada em questão;
  • Dias de Trabalho: Nesse local, o cliente poderá selecionar os dias e horários de entrada e saída, e de intervalo;

jornada rhh.gif

Obs: para jornada noturna, é necessário habilitar o checkbox relacionado a essa jornada.

 

Profissionais
(Menu lateral, em Cadastros>Profissionais)

Na aba relacionada aos profissionais, serão cadastrados os colaboradores da empresa, os candidatos, etc. No cadastro do profissional, é possível adicionar as seguintes informações:

  • Foto;
  • Nome (obrigatório);
  • Data de Nascimento (obrigatório, se estiver na situação "Ativo");
  • Escolaridade (obrigatório);
  • E-mail (obrigatório);
  • E-mail profissional;
  • Telefone comercial;
  • Telefone celular;
  • Situação (Obrigatório): Nesse local, será selecionada a situação em que o profissional se encontra perante a empresa (Ativo, Desligado, Em contratação, etc.);

  • Nome social;
  • Deficiência;
  • Gênero no documento (obrigatório, se estiver na situação "Ativo");
  • Gênero;
  • Raça/Cor;
  • Orientação Sexual;

  • Cargo: Nesse campo, é possível selecionar um dos cargos cadastrados previamente;
  • Matrícula;
  • Salário;
  • Jornada: Nesse campo, é possível selecionar uma das jornadas cadastradas previamente;
  • Primeiro Emprego;
  • Seguro Desemprego;
  • Data exame admissional;
  • Período de experiência;

  • Cep;
  • Logradouro;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • Cidade/UF;
  • Estado;

Formação (Se adicionar uma formação, os seguintes campos serão abertos):

  • Nome (obrigatório): O cliente poderá preencher se é um bacharelado, pós-graduação, etc.;
  • Instituição (obrigatório): A instituição de ensino onde a formação foi realizada;
  • Curso (obrigatório);
  • Período: Preenchido com o período de realização da formação;

Dependentes (Se adicionar um dependente, os seguintes campos são abertos):

  • Nome (obrigatório);
  • E-mail;
  • Contato;
  • CPF;
  • Parentesco (obrigatório);
  • Data de Nascimento (obrigatório);
  • Nome completo da mãe (obrigatório);
  • PCD: Sim ou Não. Se "Sim", deverá preencher a deficiência;

É possível buscar e adicionar um benefício por essa mesma tela (esses cadastros também podem ser realizados por um menu próprio, que será demonstrado no decorrer do artigo). Ao adicionar, são liberados os seguintes campos:

  • Nome(obrigatório);
  • Tipo;
  • Valor(obrigatório);
  • Periodicidade(obrigatório);
  • Forma de desconto;
  • Desconto;

add beneficios rh.gif

Por último, os dados relacionados à conta bancária:

  • Banco;
  • Tipo (obrigatório);
  • Chave Pix (obrigatório);
  • Agência;
  • Dígito;
  • Número da Conta;
  • Dígito;

 

Além disso, caso sejam criados documentos e/ou campos extras, eles serão listados para preenchimento.

 

Vagas
(Menu lateral, em Cadastros>Vagas)

Nesse local, é feito o gerenciamento das vagas disponíveis da empresa. Podendo divulgá-las, ou não, no portal do candidato. Os campos preenchidos são:

  • Título (obrigatório);
  • Situação (obrigatório);
  • Fluxo;
  • Vínculo empregatício (obrigatório);
  • Cargo (obrigatório);
  • Time;
  • Gestor(responsável);
  • Prazo de contratação;
  • Orçamento;
  • Localização;
  • Tipo;
  • Pública: Se sim, a vaga será exibida no portal do candidato;
  • Jornada;
  • Periodicidade pagamento;
  • Descrição (obrigatório);
  • Requisitos;

 

Benefícios
(Menu lateral, em Cadastros>Benefícios)

Através desse módulo, é possível adicionar todos os benefícios, para atribuição junto ao cadastro de profissionais.

Beneficios rh.gif

 

Banco de Talentos
(Menu lateral, em "Banco de talentos")

Nesse menu, são mostrados os profissionais que se candidatam às vagas disponíveis. É possível visualizar os currículos dos candidatos, aprovar, avaliar ou reprovar as candidaturas.

 

 

Recrutamentos
(Menu lateral, em "Recrutamentos")

Nesse local, é realizado o gerenciamento do processo de recrutamento, permitindo que essa gestão seja realizada por meio de duas visualizações, são elas "Kanban" e "Listagem". Ao "Adicionar processo", são liberados os seguintes campos: 

  • Titulo do processo:
  • Profissional (obrigatório):
  • Vaga (obrigatório):
  • Situação (obrigatório):
  • Data de Início (obrigatório):
  • Data de previsão do fim (obrigatório):
  • Responsável:
  • Observações:
  • Fluxo (obrigatório):
  • Etapa (obrigatório):

 

Contratações
(Menu lateral, em "Contratações")

Através desse módulo, é feito o cadastro do processo de contratação do profissional, facilitando o controle da entrada do candidato ao quadro de profissionais da empresa. Ao finalizar esse processo, o profissional terá a situação alterada de "Candidato" para "Ativo", automaticamente.

  • Título do processo:
  • Profissional (obrigatório):
  • Situação (obrigatório):
  • Data de Início (obrigatório):
  • Data de previsão do fim:
  • Responsável:
  • Observações:
  • Fluxo (obrigatório):
  • Etapa (obrigatório):

 

Desligamentos
(Menu lateral, em "Desligamentos")

Nesse menu, são cadastrados os processos de desligamento, para facilitar o controle das etapas até que o profissional seja, de fato, desligado. Além disso, é possível cadastrar o desligamento em si, informando o motivo, adicionando anexos, etc.

Processos de Desligamento

  • Título do processo:
  • Profissional (obrigatório):
  • Situação (obrigatório):
  • Data de Início (obrigatório):
  • Data de previsão do fim:
  • Responsável:
  • Observações:
  • Fluxo (obrigatório):
  • Etapa (obrigatório):


Desligamentos


Nesse local, são cadastrados os desligamentos em si, ao finalizar um processo de desligamento, ou manualmente. Esse cadastro irá alterar o profissional para a situação de "Desligado" automaticamente.
desligamentos rh.gif


Férias
(Menu lateral, em "Férias")

Neste módulo, os usuários podem centralizar e organizar solicitações de férias. Eles podem agilizar pedidos e aprovações, evitar conflitos de agenda, garantir cobertura adequada, etc.

 

Fluxos de Recrutamento, de Contratação e de Desligamento
(Menu lateral, em Configurações>fluxos de recrutamento, de contratação ou desligamento, respectivamente)

 

Através desse local, podem ser personalizadas as etapas que serão gerenciadas nos processos de recrutamento, contratação e desligamento:

Fluxo padrão de Recrutamento:

Fluxo padrão de Contratação:

Fluxo padrão de Desligamento:


Modelos de e-mails
(Menu lateral, em Configurações>modelos de e-mails)


Crie e-mails que serão enviados quando algum gatilho for acionado. Durante o cadastro dos modelos, serão exibidas tags conforme o tipo selecionado. 

modelo email rh.gif

 

Gatilhos
(Menu lateral, em configurações>gatilhos)

Através da configuração dos gatilhos, é possível realizar disparos automáticos de e-mails, conforme o acontecimento de um evento.

gatilhos rh.gif

 

Portal
(Menu lateral, em configurações>Portal)

Através desse menu, é feita a configuração do portal do candidato, que permite a visualização e candidatura de vagas externamente, de forma rápida e prática.
config portal.gif

 

Portal do Candidato

Através do portal, é possível disponibilizar externamente, as vagas criadas no plugin. Dessa forma, é possível realizar uma divulgação ampla, permitindo que pessoas que não tenham acesso ao sistema, se candidatem de forma rápida e simplificada.

portal candidatura rh.gif

 

Documentos
(Menu lateral, em configurações>Documentos)

Através desse módulo, o usuário consegue criar documentos diversos para preenchimento no cadastro do profissional, conforme a regra de negócio. Nessa adição, é possível tornar o preenchimento obrigatório, permitir a inclusão de anexos, selecionar o tipo de dado preenchido, etc.

add documentos rh.gif

 

Campos Extras

Através dessa opção, é possível cadastrar campos extras para preenchimento no formulário de profissionais, ou nas vagas. Também é possível definir o tipo de conteúdo que será preenchido no campo, e se esse campo será de preenchimento obrigatório.

campo extra rh.gif


Relatórios

  • Relatório de Benefícios
    - Benefícios: Esse relatório traz a informação dos benefícios concedidos pela empresa, junto dos valores totais.

  • Relatórios de candidaturas
    - Candidaturas: Esse relatório traz a informação das candidaturas realizadas por meio do portal do candidato. 

  • Relatório de Cargos
    - Cargos: Nesse relatório, são mostradas as informações dos cargos disponíveis na empresa, bem como os setores nos quais esses setores são vinculados.

    - Média de idade por cargo: O relatório traz a média de idades por cargo, além da média geral de idades da empresa.

  • Relatório de férias
    - Férias: O relatório traz as férias do período selecionado, bem como as situações de cada uma delas. 

  • Relatório de jornadas
    - Jornadas: Esse relatório traz a informação das jornadas de trabalho cadastradas, bem como a quantidade de profissionais vinculados a elas.

  • Relatório de profissionais
    - Cadastros: O relatório traz os as informações preenchidas nos cadastros de profissionais.

    - Aniversários: O relatório traz os aniversários dos profissionais.

    - Folha Salarial: O relatório traz as informações relacionadas ao salário dos profissionais.

    - Escolaridade: O relatório traz as informações relacionadas à escolaridade dos profissionais.

    - Tempo de casa: O relatório traz as informações relacionadas ao tempo de casa dos profissionais.

  • Relatório de processos
    - Processos de recrutamento: Esse relatório mostra os processos de recrutamento, bem como a situação de cada um deles e demais informações, conforme o período buscado.

    - Processos de contratação: Esse relatório mostra os processos de contratação, bem como a situação de cada um deles e demais informações, conforme o período buscado.

    - Processos de desligamento: Esse relatório mostra os processos de desligamento, bem como a situação de cada um deles e demais informações, conforme o período buscado.

  • Relatório de setores
    - Setores: O relatório traz as informações dos setores, bem como a quantidade de integrantes e times.


    - Média de idade por setor: O relatório traz a informação da média de idade por setor, conforme o número de integrantes. Também traz a informação da média geral de idade da empresa.

  • Relatório de vagas
    - Vagas: Esse relatório mostra as vagas cadastradas, bem como a situação e a visibilidade das mesmas.

 

Gravações:
https://drive.google.com/file/d/1v69GefYvkbvnXjUAd8xyv_m841PjSfQP/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/16hOX3hkaSSW1ryuyOW0GRT3ko6QYe8A1/view?usp=sharing

 

                                                                                                                                                          Colaboração: Lincoln

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